segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Analogias

Fui esta manhã a Vila Franca de Xira e ao reparar em determinados pormenores que dão uma ideia de progresso e de organização, dei por mim a fazer uma analogia com Alenquer. O primeiro pensamento que tive foi o de ambas as autarquias serem dirigidas pelo PS, depois lembrei-me da proximidade geográfica e cultural, e outras características que me vieram à ideia. Não estou aqui a dizer que VFXira é o exemplo das autarquias, mas comparando com Alenquer (e não me venham com a história do saneamento, pois já está mais que esgotada, e todos sabemos como funcionam algumas ETARs), verificamos que em VFX existe outra cultura política e apesar das lacunas existe planeamento. Não se percebe como é possível existirem apoios aos mais variados projectos em VFX, quando em Alenquer tudo é complicado, tudo é desvalorizado criando um espécie de tampão ao desenvolvimento e ao progresso.
Julgo que VFX, Torres Vedras, Loures, Cartaxo, Rio Maior, Azambuja e outras praças socialistas, não se revêem no mesmo socialismo de Alenquer, e isso só é mau para Alenquer, pois todos os outros apresentam sinais de desenvolvimento, e nós continuamos a ser um concelho com dificuldades a todos os níveis.
Concluo que a diferença está nos executantes, e muitos dos que governam Alenquer dificilmente poderão dizer que são socialistas, o Partido Socialista é um partido aberto (haver 3 candidatos a Secretário-geral é a prova dessa abertura), e em Alenquer a abertura à discussão e à intervenção dos cidadãos é reprimida das mais variadas formas, portanto, a opção para Alenquer passa por mudar o próprio PS/Alenquer, chamando aos seu seio os militantes que não se revejam no actual, todos sabemos que é a única solução. Mesmo não sendo militante estarei disposto a ajudar neste novo 25 de Abril.

Sem comentários: