segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Geração de políticos

Uma nova geração de políticos está a tomar conta dos partidos a nível nacional, esta é a imagem reflectida pela eleição de José Sócrates para secretário-geral do Partido Socialista. Santana no PSD, Portas no PP, Louçã ou Portas no BE e Monteiro no PND, são prova dessa renovação.
Na minha santa terrinha é que não se vislumbram grandes renovações, o PCP apesar da sua ortodoxia deu um passo que os outros não deram, aderiu à blogosfera, o que pode ser interpretado como um sinal positivo, mas sinceramente, é o único sinal digno de registo nos últimos tempos. O PSD em determinada altura, pareceu dar um salto para a frente com a eleição de uma comissão política jovem, mas cedo se desvaneceu essa esperança de uma alternativa ao actual poder pois já lá vai muito tempo desde que deram sinal de vida (excepção feita a Nandin de Carvalho, que continua o seu trajecto isolado de único opositor ao executivo camarário), talvez a falta de experiência de alguns elementos e o desinteresse da maioria dos seus militantes e simpatizantes, tenham novamente levado o PSD/Alenquer a hibernar, só resta saber por quantos anos. O actual PS de Alenquer é o exemplo mais gritante da falta de renovação necessária a qualquer partido, homens que estão à frente do partido e da Câmara desde 1976 não podem em caso algum, ter uma visão das transformações necessárias a um concelho desenvolvido. É certo que ao longo dos anos este tipo de eternização no poder tem desmobilizado muitos socialistas com valor, mas perante o panorama político actual a única solução para uma alternativa ao governo do Concelho de Alenquer tem que ser encontrada dentro dos socialistas. Esses socialistas terão que ser alguns dos que foram “chutados” pelos actuais dirigentes, e aqueles que de uma forma ou de outra se sentem identificados com um novo estilo de governação mais aberto à sociedade, sem “capelinhas” nem caciques.
Em suma, o Concelho de Alenquer precisa de todos os quadrantes políticos em plena forma para que da discussão nasça a luz.

Sem comentários: