domingo, 30 de abril de 2006

Vinho ou milagre?



Estas duas fotos foram tiradas do mesmo pacote, como se conseguirá fazer um vinho de tão boas características com a mistura que se indica? Mas não vale a pena desanimar, este "nectar" tem duas excelentes vantagens, é barato e bom para cozinhar.

terça-feira, 25 de abril de 2006

25 de Abril de 2006

Embora sem ter planeado o meu programa para o feriado, dei por mim no local onde tudo se passou há 32 anos, Lisboa. O passeio em família, levou-me a locais emblemáticos como a praça do Comércio, Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural de Belém, a partir do qual me dirigi ao almoço, ouvindo pelo caminho o discurso do Presidente da República através da Antena 1. Devo dizer que de uma forma geral, foi um discurso realista, apropriado à data e ao momento complicado que se vive em Portugal, mas houve um ponto que me deixou preocupado com o estado de ligeira amnésia do Prof. Cavaco Silva:

"Ao evocar esses dias de sonho e de esperança, lembro-me sempre daquele cartaz em que uma criança colocava um cravo no cano de uma espingarda. A carga simbólica desse cartaz é iniludível e vale a pena questionarmos: como cresceu aquela criança? Como crescem os milhares de crianças portuguesas? Será que estamos a tratar bem as novas gerações?Preocupam-me os casos de crianças vítimas de negligência e de maus-tratos físicos e psicológicos, que regularmente são objecto das notícias dos órgãos de comunicação social. Reparo no número de processos instaurados pelas instituições vocacionadas para a sua protecção. Ouço o testemunho do cidadão anónimo ou do técnico que lida diariamente com estes casos e não posso deixar de reconhecer que essas mesmas crianças constituem o elo mais fraco dessa cadeia social que alimenta a exclusão. Na sua origem vamos encontrar, invariavelmente, a desestruturação familiar, os baixíssimos níveis de escolaridade dos pais e, de forma mais destacada, situações de dependência, com especial relevo para o alcoolismo."

Os pais de hoje (com 30, 35 anos), tinham entre 10 e 15 quando o actual Presidente da República, formou o seu primeiro governo (ficando por lá mais dez anos), ele governou um terço do nosso período democrático, o tempo que é o maior juíz aponta-o como um dos principais responsáveis pela situação em que se encontra Portugal. Também uma nota de repúdio para aqueles que da mesma forma que não aplaudiram a tomada de posse de Cavaco Silva, hoje repetiram o episódio não aplaudindo o discurso do PR, o que não dignifica as conquistas de Abril que Comunistas, Bloquistas e Verdes tanto defendem, é uma atitude deplorável, e de certa forma anti-democrática.
Depois deste "pequeno" episódio e de um almoço retemperador, fui conhecer o Palácio de S.Bento que abriu hoje as suas portas a todos os cidadãos entre as 15 e as 18 horas, mantendo uma tradição que vem de 1996. Foi um fim de jornada muito agradável, visitando os jardins e o palácio ao som da Banda da Força Aérea, e com a animação de vários elementos do Chapitô.

Que esta data não seja esquecida, e que possamos transmitir aos nossos filhos as conquistas de 1974, a 25 de Abril.

terça-feira, 4 de abril de 2006

Liberdade de expressão

Há algum tempo que não falava de política concelhia, mas como as coisas andam um pouco “acesas”, vou só escrever umas linhas para não perder o comboio.
Muitos políticos Alenquerenses, apesar de apelarem à participação dos munícipes, lidam muito mal com a opinião dos outros, não se pode dizer nada que é vê-los todos enxofrados. O editorial de José Carlos Rodrigues na última “Nova Verdade”, despoletou em todos os quadrantes reacções fortíssimas, é certo que “quem não se sente não é filho de boa gente”, mas julgo que os políticos deveriam encarar as críticas com mais moderação, e não pensarem os órgãos de comunicação só como muleta das suas actividades, mas também como massa crítica a ter em conta. Não estou com isto a subscrever o artigo do José Carlos, que aliás, chega a dar ideia de ter sido escrito por um comunista ou um bloquista, tal é o seu sentido negativo, geralmente são esses partidos que dizem que está sempre tudo mal. Não quero dizer com isto que tudo esteja bem no reino de Alenquer, mas também não sejamos tão negativos. Aos autarcas em funções neste mandato, teremos que dar um pouco mais de tempo para mostrarem o que valem, em relação a Álvaro Pedro e a José Manuel Catarino já sabem qual é a minha opinião, o tempo só os penaliza, a eles e a nós. Num ponto estou de acordo com o Director-Adjunto da "NV", Nandin de Carvalho faz falta a Alenquer. Entretanto, é bom que todos tenham opinião, pois como dizia Pitigrilli “Tudo deve ser discutido. Sobre isso não há discussão.”